Este segmento do Grupo AVG é responsável pelo abastecimento de parte da energia consumida nos altos-fornos da Siderurgia, através de carvão vegetal de produção própria. O carvão utilizado é proveniente de florestas de eucalipto, de propriedade do Grupo, localizadas ao norte do estado de Minas Gerais, que utilizam modernas tecnologias de adubação, irrigação, corte e carvoejamento.

O Grupo possui área total de 20.000 ha plantados, e investe anualmente no plantio de aproximadamente 2.000 ha de novas florestas.


As Operações de Reflorestamento

Contamos com Florestas com alta tecnologia na implantação e com a escolha de clones selecionados e comprovados no mercado, buscando máxima produtividade por ha/ano;

Atualmente temos 17.409 ha, com produção sustentável de 20.000 metros de carvão vegetal mensal, sendo criterioso na observância das legislações trabalhistas(NR-31) e ambientais.




Segurança do Patrimônio Florestal

Para segurança de nosso patrimônio florestal todos nossos hortos pussoem uma estrutura de brigada de incêndio, composta de colaboradores treinados(próprios e terceirizados), caminhões bombeiro florestal e tratores, além de vigilantes motorizados diagnosticando as condições sanitárias das florestas;


Um importante Combustível para a Siderurgia

O abastecimento das usinas ligadas à atividade siderúrgica se faz, também, por meio do plantio de florestas para a produção de carvão vegetal. Ele é responsável por fornecer energia e reduzir as massas trabalhadas em alto-forno. Sem sua presença seria impossível chegar ao ferro-gusa. No Brasil, o carvão vegetal corresponde a 21,9% das fontes energéticas renováveis, sendo que, em Minas Gerais, ele e a lenha participam com 33%.

A maior área de florestas plantadas para produção de carvão vegetal do país está localizada em Minas Gerais. Chega-se a aproximadamente 1,2 milhões de hectares, distribuídos em vários municípios, sendo o equivalente a 23% da área plantada do país.

No passado, a maioria do carvão consumido pela indústria era proveniente de florestas de mata nativa, que demoram em torno de 40 a 50 ans para se regenerar e possuem produtividade extremamente baixa, sendo, assim, incapazes de abastecer as necessidades de consumo das indústrias.

O cultivo de eucalipto – planta exótica de origem australiana – tem se desenvolvido muito bem nos mais diversos ambientes (geralmente áreas de solo paupérrimo e de cerrado) e, hoje, graças às pesquisas para introdução de clones, é possível que essa espécie atinja alta produtividade. Outra grande e importante ação do eucalipto diz respeito a sua condição de energia renovável, já que atua na natureza na captação de dióxido de carbono, um dos principais compostos responsáveis pelo efeito estufa.


Unidades Florestais

Fazenda Baixa dos Araças 
Situada no município de Ninheiras/MG
Área total: 1450,74ha
Áreas de Plantios: 1184,00ha

Fazenda Floresta 
Situada no município de Águas Vermelhas/MG
Área Total:3594,70ha
Área de Plantio: 1778,23ha

Fazenda Futuro e Jacu 
Situada no município de Águas Vermelhas/MG
Área Total:457,61ha
Área de Plantio: 332,26ha

Fazenda Gameleira 
Situada no município de Buritizeiro/MG
Área Total: 9129,47ha
Área de Plantio: 3064,00ha

Fazenda Lagoa da Minas 
Situada no município de Águas vermelhas/MG
Área total: 1142,75ha
Área de Plantio: 855,51ha

Fazenda Mato Grosso 
Situada no Município de Pardo de Minas/MG
Área Total: 707,90ha
Área de Plantio: 497,00ha

Fazenda Morro Preto
Situada no Município de São João da ponte/MG
Área Total: 6164,76ha
Área de Plantio: 1438,00ha

Fazenda Ribeirão
Situada no Município de Montezuma/MG
Área Total: 6883,39ha
Área de Plantio: 4014,00ha

Fazenda Trevo 
Situada no Município de Varzea da Palma/MG
Área Total: 6583,05ha
Área de Plantio: 2981,00ha