Clientes



Você está em Notícias






01 de Maio de 2012 - VOCAÇÃO PARA INOVAR

A AVG inova mais uma vez: Ao combinar tecnologias disponíveis e dominadas por segmentos diferentes da indústria, a AVG concluiu em 01 de Maio de 2012 o primeiro furo de Raiseboring no País a empregar furo Guia Direcional executado com técnicas de sondagem.


 


O desafio nasceu da necessidade de um grande cliente (AngloGold - Mina Cuiaba): Era necessário executar um furo de ventilação de diâmetro de 2.1m, comprimento de 130m e inclinação de 46 graus. Porém, este furo deveria ser executado com desvio máximo de 1% do comprimento do furo.


 


Caso o furo Piloto desviasse mais que 1%, o furo seria perdido e não poderia ser alargado. Dado a litologia da rocha, a tendência de desvio era muito maior, chegando a patamares de entre 8 e 10%.


 


Com técnicas convencionais de Raiseboring, o projeto seria inviável. Não haveria disponibilidade de tempo e recursos para execução do furo empregando técnicas de perfuração direcional para Raiseboring.


 


A AVG aceitou o desafio e desenvolveu uma metodologia nova para viabilizar o projeto.


 


Furos direcionais são muito comuns em campanhas de sondagem, sendo uma técnica bastante difundida. Porém, os diâmetros praticados em furos direcionais de sondagem são muito menores dos que os praticados pelo Raiseboring.


 


A AVG foi pioneira em visualizar a execução de Raiseboring, empregando-se uma sonda para executar um furo Guia Direcional. Este furo Guia seria re-aberto para diâmetro de um furo Piloto Convencional. Assim, o furo poderia ser alargado no diâmetro desejado (2,1m).


 


Uma brica tricônica especial foi desenvolvida nos EUA, de forma que um "Ponteiro" acompanharia o furo Guia já executado, sem desvios.


 


A ideia foi colocada em prática. Foi empregada uma sonda LONGYEAR 38 para executar o Furo Guia no diâmetro NQ (75mm). O furo Guia foi perfilado a cada 15m. Em 03 ocasições o rumo e azimute do furo foram corrigidos empregando-se o equipamento direcional norueguês DEVDRILL.


 


Após 130,4m o furo Guia atingiu o alvo sem maiores problemas.


 


A sonda foi então retirada e a máquina Raiseboring ENTERPRISE (SBM400) foi instalada no local. A broca tricônica especial foi adaptada na ENTERPRISE e o furo Guia de 75mm foi re-aberto para 9".


 


O processo de re-abertura do furo Guia foi executado em apenas 4 dias (média de 32m por dia). Uma vez aberto o furo Piloto,  a broca tricônica foi removida e o alargador de 2.1m foi acoplado.


 


O furo foi alargado para 2.1m em apenas 13 dias, com uma média excepcional de 10m alargados por dia.


 


"Inauguramos uma nova etapa do Raiseboring no Brasil para furos longos e inclinados. Empregando-se a tecnologia já dominada para perfuracão direcional em sondagem, podemos garantir o "desvio-zero" de projetos de Raiseboring. Isso sem onerar os custos do projeto. Já estamos levando essa ideia para outros projetos." Diz Múcio Lima, Sócio-Diretor da AVG.


 


Outra vantagem de se executar o furo Guia com sondagem é o conhecimento exato da litologia que se irá alargar com Raiseboring, permitindo ajustes de rotação e pressão, tornando o processo mais seguro e eficiente.




Voltar


Segmentos de Atuação



Energia

Energia

  • Produção de energia através de Pequenas Centrais Hidrelétricas.


  • Energia

    Mineração

  • Projetos de extração de minério de ferro em território nacional.


  • Energia

    Reflorestamento

  • Plantio de eucalipto e produção própria de carvão vegetal.


  • Energia

    Siderurgia

  • Ferro gusa nas variedades de aciaria, nodular e cinzento.


  • Energia

    Perfuração e Sondagens

  • Alta tecnologia em perfurações técnicas, de sondagem e raiseboring.


  • Energia

    Autos

  • Desafio focado na qualidade de seu atendimento e excelência em serviço





  • Notícias



    09 de Junho de 2016

    Desafio nos Andes


    leia mais



    13 de Dezembro de 2015

    AVG executa Primeiro Shaft Descendente


    leia mais



    veja todas as notícias





    Principais Clientes



    TEKSIDSada SiderurgiaCargillVOTORANTIM