AVG Siderurgia



Você está em Negócios AVG Siderurgia






A AVG Siderurgia foi a primeira unidade do Grupo AVG. Instalada em Sete Lagoas, nas proximidades da BR-040, a empresa tem uma capacidade de produção diária estimada em 750 toneladas de ferro gusa, entre as variedades de aciaria, nodular e cinzento. A instalação está equipada com dois altos fornos, mais de 260 empregados diretos, além de terceirizados.

A empresa diferencia seus processos de compra do carvão vegetal, registrando em cartório seu regulamento para a seleção dos fornecedores. O processo inclui a verificação da vida fiscal do fornecedor, além da documentação ambiental, capacidade produtiva e origem do material. A AVG Siderurgia também acompanha de perto os processos diários de descarga, para evitar irregularidades nos transportes e assegurar a confiabilidade do carvão utilizado.

Investir na conscientização ambiental é outra prioridade da companhia, que institui programas de Coleta Seletiva e 5S entre seus funcionários, para garantir um sistema mais eficaz. O material reciclado é recolhido pela Associação dos Catadores de Material Reciclável.


Estrutura da Unidade Industrial


 

A Unidade Industrial composta de dois alto fornos com capacidade de produção diária de 850 tons de Gusa e duas unidade de termoelétrivca com capacidade de geração de 4.8MW.

Área Total............................... 388.805 m2

Área Total Construída.............. 18.728,53 m2

 


Alto Forno I e II


 

 

- Alto Forno I..................6.597,01 m2

Volume útil de 160m3, capacidade diária de 400ton;

Alimentação por skip, trabalha em regime contínuo, duas rodas de lingotamento de 163 lingoteiras, quatro glendons compostos de serpentinas de inox de alto rendimento;

Sistema de limpeza de gases, compostos de balão, ciclone primário, conjunto de multiclone, lavador venturi, desumidificador metálico e filtro prensa, cujo rendimento alcança alta eficiência, garantindo assim gases dentro do mais alto nível de limpeza, gerando gases puros para a termoelétrica, beneficiando principalmente o meio ambiente.

Preparação de cargas e alimentação do alto forno dotado de um sistema de sonda automática, melhorando o rendimento e performance.

O Sistema de despoeiramento, de alta tecnologia, dotado de filtros de manga, desenvolvido pela Delta Ducon, abrange as áreas de recebimento de carvão vegetal e preparação de cargas, atendendo rigorosamente a legislação pertinente.

 

- Alto Forno II.................8.114,40 m2

Volume útil de 174m3, capacidade diária de 450 ton;

Alimentação por correia transportadora, traballha em regime contínuo, duas rodas de lingotamento de 144 lingoteiras, quatro glendons compostos de serpentinas de inox de alto rendimento;

Sistema de limpeza de gases, composto de balão, conjunto de multiciclone, lavador venturi, desumidificador, decantador metálico, filtro prensa, cujo rendimento alcança alta eficiência, garantindo assim gases dentro do mais alto nível de limpeza, gerando gases puros para termoelétrica, beneficiando principalmente o meio ambiente;

Preparação de cargas e alimentação do alto forno dotado de um sistema de sonda automática, melhorando o rendimento e performance.

O Sistema de despoeiramento, de alta tecnologia, dotado de filtros de manga, desenvolvido pela Delta Ducon, abrange as áreas de recebimento de carvão vegetal e preparação de cargas, atendendo rigorosamente a legislação pertinente.

 

 






Termoelétrica I


- Termo Elétrica I............ 234,00 m2

Capacidade de geração de 2.2MW, com início de operação em Maio de 2009

A Termoelétrica é composta de estação de tratamento de água(tec filter), caldeira(Icavi), turbina(Turbimaq), gerador(Weg) e condensador(CHS), elétrica e instrumentação(Areva/Koblitiz).

Com a utilização dos gases gerados durante o processo produtivo nos alto fornos, antes dispensados na atmosfera, hoje, geramos energia elétrica, trazendo um aumento em nossa competitividade no mercado e benefícios ao meio ambiente, reduzindo o volume de monóxido de carbono emitido e reduzindo a pressão sobre geração de energia elétrica através de combustíveis fósseis;






Licenças e Certificações


 

- Licença de operação emitida pela SUPRAM, reavaliada em 30 de Maio de 2011, valida por 5 anos.

 

- Certifcada na NBR ISO 14.001:2004

 

- Recertificada na NBR ISO 9.001:2008

 


Capacidade e Faturamento


 Capacidade instalada de 270 mil toneladas ano e faturamento anual de R$300 milhões

 

 



Projetos



  • PCI - Injeção de Carvão Pulverizado - Inicio da operação: Alto Forno I - Maio 2013 e Alto Forno II - Novembro de 2012

    - Adquiridas duas unidades de injeção, com capacidade de 120kg/ton de gusa produzido, trazendo uma redução no consumo mensal no total de 14,790mdc, ou seja, 177,480 mdc anuais. - Sistema totalmente automatizado, composto de sistema de moagem(BTS).





Confira mais projetos





Notícias



09 de Junho de 2016

Desafio nos Andes


leia mais



13 de Dezembro de 2015

AVG executa Primeiro Shaft Descendente


leia mais



veja todas as notícias





Principais Clientes



RonlyVOTORANTIMGerdauVALE