AVG Energia



Você está em Negócios AVG Energia






O setor de Energia do Grupo AVG atua na geração de energia elétrica através de PCHs - Pequenas Centrais Hidroelétricas próprias. Possui ainda parcerias com outras empresas para desenvolvimentos de novos projetos e tecnologias.

A PCH Bicas, o primeiro investimento do Grupo no setor tem capacidade de geração de 1,8 MW, é a primeira unidade em operação. 

Com os projetos em desenvolvimento envolvendo parceiros estratégicos, o Grupo AVG deverá atingir uma capacidade de geração de 20 MW, em até 5 anos, com um faturamento previsto de R$17milhões/ano.


O que é uma PCH


 

De acordo com a resolução nº 394 - 04-12-1998 da ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica, PCH (Pequena Central Hidrelétrica)é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km².

 

Uma PCH típica normalmente opera a fio d'água, isto é, o reservatório não permite a regularização do fluxo d´água. Com isso, em ocasiões de estiagem a vazão disponível pode ser menor que a capacidade das turbinas, causando ociosidade.

 

Em outras situações, as vazões sao maiores que a capacidade de engolimento das máquinas, permitindo a passagem da água pelo verterdor.

 

Por esse motivo, o custo da energia elétrica produzida pelas PCHs é maior que o de uma usina hidrelétrica de grande porte (UHE-Usina Hidrelétrica de Energia), onde o reservatório pode ser operado de forma a diminuir a ociosidade ou os desperdícios de água.

 

Entretanto as PCH´s são instalações que resultam em menores impactos ambientais e se prestam à geração descentralizada.

 

Este tipo de hidrelétrica é utilizada principalmente em rios de pequeno e médio portes que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas. 

 


PCH BICAS


 

 

Primeiramente nomeada como usina Julio Mourão Guimarães, foi inaugurada no segundo semestre do ano de 1942, a usina gerava energia para as cidades de Mariana e Passagem de Mariana, além das empresas mineradoras ali instaladas.Está localizada no rio Gualaxo do Norte, distrito de Camargos, município de Mariana/MG.

 

Hoje está com 70 anos de operação, sendo que suas estruturas civis estão em boas condições e seguras e os equipamentos eletromecânicos foram recém reformados (início da operação com a Gestão do Grupo AVG, em janeiro de 2005).

 

 


Ficha técnica Simplificada (PCH Bicas)


 

 

USINA:...........................................Bicas

 

PROPRIETÁRIO:.....OPM Empreendimentos

 

LOCALIZAÇÃO:......... Município de Mariana

 

CURSO D'ÁGUA:........Rio Gualaxo do Norte

 

NOME DA QUEDA: .........Cachoeira de Bicas

 

QUEDA BRUTA(m):..........................43,00

 

QUEDA LÍQUIDA(m):.......................42,00

 

NA MONTANTE(m):.........................644,00

 

NA JUSANTE(m):............................621,00

 

DATA DA INSTALAÇÃO:......................1942

 

NÚMERO DE UNIDADES:..........................4

 

TIPO DE REGULARIZAÇÃO:.........Fio d'água

 

 







Projetos



  • PCH Barras

    Localizada na fazenda da Barra, município de Nova Era/MG, as estruturas da usina estão localizadas na margem direita do ribeirão Correntes a, aproximadamente, 1.000 m a montante da barra no rio da Prata. Esta PCH entrará em funcionamento em 2014.





Confira mais projetos





Notícias



09 de Junho de 2016

Desafio nos Andes


leia mais



13 de Dezembro de 2015

AVG executa Primeiro Shaft Descendente


leia mais



veja todas as notícias





Principais Clientes



VALEGerdauYAMANA GOLDRonly