EnglishPortugueseSpanish

Deputados conhecem projeto que vai recuperar Serra da Piedade

Deputados estaduais e representantes da sociedade participaram de um encontro na Mina do Brumado, da AVG Empreendimentos Minerários, para conhecer o projeto que vai recuperar a área degradada da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, e que foi deixada por antigas atividades minerárias.

A exploração de minério no local começou na década de 1950 e foi interrompida em 2005, quando a Justiça constatou que o trabalho realizado pela empresa Brumafer estaria causando riscos ao meio ambiente e à sociedade. Depois disso, o local ficou abandonado e não houve a destinação adequada dos materiais para a recuperação do terreno.

Segundo relatórios da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), as estruturas não foram devidamente descomissionadas, o que gerou situações de instabilidade e consequente risco para o meio ambiente e para os moradores do entorno.

Sustentabilidade é chave para recuperação da Serra da Piedade

Em 2006, a  AVG Empreendimentos Minerários S.A. foi convidada a assumir a responsabilidade sobre a mina do Brumado e recuperar a área degradada. Após um longo acordo judicial para verificar qual seria a melhor opção para recuperar o passivo, foi concedido à AVG as licenças para iniciar a instalação do projeto.

Caroline Nogueira, engenheira ambiental da empresa, explica que para continuidade da implantação do processo e após isso, para operação, é muito importante a manutenção de contato direto com todos do entorno.

— Nós recebemos deputados, membros da Arquidiocese Metropolitana e representantes da sociedade para detalhar o plano de ação que vai ser desenvolvido aqui. Foi um momento importante para que eles pudessem esclarecer todas as dúvidas e para demonstrar tudo que será feito pela AVG.

Mineradora adota ações extras de segurança em área degradada

No encontro realizado no dia 28 de maio, representantes da mineradora explicaram aspectos técnicos e jurídicos do processo. Caroline conta que um dos pontos principais foi mostrar como ao longo dos próximos 15 anos toda propriedade – não apenas a área atualmente degradada – estará recuperada para ser devolvida à sociedade.

De acordo com a engenheira, todo o terreno será doado ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) após a conclusão do projeto de recuperação ambiental. Além da área recuperada, será doado também o restante da propriedade, cerca de 530 hectares.

— Foi um encontro muito positivo. Ele mostra a preocupação da AVG em adotar todas as medidas de segurança e ambientais necessárias para boa execução do projeto e também que estamos sempre sendo transparentes e preocupados em repassar tudo que está acontecendo para as pessoas que têm interesse.

Link da reportagem – https://noticias.r7.com/minas-gerais/deputados-conhecem-projeto-que-vai-recuperar-serra-da-piedade-18062019

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Áreas de atuação

Energia
O setor de Energia do Grupo AVG atua na geração de energia elétrica através de PCHs.
Leia mais

Mineração
Projetos de extração de minério de ferro em território nacional.
Leia mais

Siderurgia
Ferro gusa nas variedades de aciaria, nodular e cinzento.
Leia mais

Automotivo
Atualmente o Grupo AVG conta com 03 unidades concessionárias Honda Saitama.
Leia mais

Silvicultura
O Grupo AVG atua nas operações de silvicultura e produção de carvão vegetal de florestas plantadas.
Leia mais

Informações para contato

Telefone: +55 (31) 2125-9500
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102
Torre B, 10° andar - Vale do Sereno
CEP: 34000-000 - Nova Lima / MG


COMUNICAÇÃO SOCIAL MINA DO BRUMADO
[email protected]


EnglishPortugueseSpanish